1º Encontro dos Poetas Almadenses

No passado sábado dia 28, decorreu em Almada o 1º Encontro de Poetas Almadenses onde foi feita a apresentação de uma colectânea de poesia - Index Poesis - que reune 57 trabalhos de poetas almadenses. Esta iniciativa foi levada a cabo pela SCALA (Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada) e pela Associação de Cidadania de Cacilhas, FAROL, e teve o apoio de todas as autarquias do concelho.
Esta iniciativa surgiu no seguimento de outras ocorridas em Cacilhas e em consequência de um projecto de cariz cultural que teve lugar num conhecido local de Cacilhas, de nome Café com Letras , e graças ao impulso dado por Ermelinda Toscano.
Diz a própria no Prefácio desta obra, que encara "a Cultura como um instrumento legítimo de Poder que, quando efectivamente partilhado entre os diferentes agentes (instituições, autores e publico), de forma integrada, permite transformar a realidade através da compreensão dos valores da sociedade (passados, presentes e futuros)." Diz ainda Ermelinda Toscano que em 2003, quando nasceu o Café com Letras, viu ali a oportunidade de colocar em prática as suas ideias.
Ali decorreram, sempre no último sábado de cada mês, inúmeras sessões de Poesia Vadia e em consequência delas, a colecção Index Poesis.
"Durante cerca de dois anos, esta iniciativa transformou-se no "porto de abrigo" para os poemas que uma série de clientes do Café com Letras se dispunham a partilhar entre si. (...) Publicados ao ritmo da oferta, estes cadernos, apesar de serem uma edição artesanal, rapidamente se tornaram numa das atracções mobilizadoras das sessões de "Poesia Vadia" (...) onde eram apresentados."
O Café com Letras fechou infelizmente as suas portas, em Agosto do corrente ano.
Quem quiser conhecer pormenores desta iniciativa, pode consultar o Blog dos Poetas Almadenses. Aqui pode encontrar toda a história, as fotografias do encontro e os nomes dos que participam desta colectânea.