terça-feira, maio 08, 2007

já não sei


gosto mais de ti que de chocolate, pensei. sim, posso começar assim. é uma frase gira para o início. digo-a de novo. gosto mais de ti que de chocolate. sim, pode ser. e depois ... depois, o que se segue surge-me de imediato. o problema é que o chocolate, eu tenho-o na gaveta. e a ti ?? ... uma enorme barra de chocolate preto. alguém me disse que era este que fazia bem. nada de chocolates de leite. nada de chocolates com amêndoas ou nozes ou avelãs. só chocolate preto. amargo. quando o vi na prateleira do supermercado não hesitei. era a maior barra de chocolate que lá estava. que exagero pensei. mas se me disseram que era do que não fazia mal, qual o problema? e até nem era caro nem nada. nem cabe na gaveta da secretária de tão grande que é. está encostado à parede do armário à espera. à espera que eu me decida a comê-lo. perdi-me outra vez porra. estava tão engraçado este pensamento. gosto mais de ti que de chocolate. muito mais até, pensei sorrindo. pode ser assim o começo. então porque é que ao chocolate, o tenho na gaveta? e tu onde estás? longe. demasiado longe para te tocar, quanto mais para te saborear. tocar é bom sim. saborear melhor ainda. doce com um leve aroma de picante. tipo magnum novos sabores com aroma de pimenta. exquisite diria a minha filha quando me explica que há palavras que só adquirem o exacto significado em inglês. excentricidades de quem fala bem uma língua estrangeira. tentador penso eu que sou mais terra-a-terra. mas deixa-me voltar ao princípio. gosto mais de ti que de chocolate. realmente já era tempo de lhe dar uma dentada e reduzi-lo ao tamanho exacto em que passe a caber na gaveta. amargo. aquele travo que faz com que se deseje mais ainda. a contradição no paladar. como a tentação. querer e não querer. o bem e o mal. o desejo e a moral. o longe e o perto. porque me fui lembrar agora disto? à noite devemos afastar os maus pensamentos. há que pensar em coisas calmas. doces. chocolate. tu. e lá fugi eu de novo. não consigo mesmo escrever nada de jeito hoje. como é que começava? gosto mais de ti que de chocolate. é verdade o chocolate. deixa-me ir buscá-lo. abri-lo. partir dois quadrados. tão negro e aromático. tão ... tão ... aqui na minha mão. hummmm acho que afinal gosto mais de chocolate!



Recebi mais duas nomeações do Thinking Blogger Award. Do meu amigo Viajante do blog Trans-Atlântico e da Isabel do blog Bom Dia Isabel, dois espaços que não deixo de visitar diariamente. Para os dois o meu abraço e o meu obrigada.

30 Comments:

Blogger mfc said...

E vamo-nos relendo com calma e gostamos....gostamos de nos lermos como chocolate!
É bom!

2:03 da manhã  
Blogger Maria said...

Prémio inteiramente merecido (acho que me estou a repetir...)
Já agora, gosto mais de te ler que de chocolate, a sério!
(e eu gosto de chocolate...)

Beijos

2:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Está bem!
Cada um é livre de ter os seus gostos. Por falar em gostos,
hummmmmm acho que afinal gosto mais de bolo...
Sim, bolo de coco.
Besos, PRONTOS, com sabor a chocolate :-)

2:15 da tarde  
Blogger Teresa David said...

Pois eu acho este texto admirável, ou não fosse também amante incondicional de chocolate. Tenho-o sempre á mão na mesa de cabeceira, e raramente resisto a não comer todos os dias! Também já andei pelo preto mas o que me enlouquece mesmo é o com avelãs. Daí ter algum cuidado com o que como e depois estragar tudo com essa gula nocturna, companhia do meu adormecer.
Bjs
TD

2:15 da tarde  
Blogger Nilson Barcelli said...

Conseguiste um belo texto a falar de chocolate e pouco mais. Coisa que não é nada fácil. O Lobo Antunes faz muito este género de textos na Visão.
E fiquei a saber que és gulosa (pelo menos de chocolate...).
Os 3 prémios que recebeste são inteiramente merecidos. Parabéns.
Beijinhos.

2:48 da tarde  
Blogger A.S. said...

Bem merecido Dulce! Parabéns!


Um BeijO...

3:46 da tarde  
Blogger wind said...

Fabuloso texto à volta do chocolate e não só,onde provas que é bem merecido o award:)
Parabéns:)
beijos

4:14 da tarde  
Blogger lena said...

Dulce gosto muito de ti

mesmo sem chocolate...


tu mereces estes e muitos mais prémios

o teu cantinho é de leitura obrigatória e tu escreves tão bem. mesmo em volta do chocolate

excelente texto amiguinha

um abraço terno

lena

5:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só numa determinada época do ano posso dar chocolates, ela gosta desses... é, no inverno/outono...
um abraço...

12:59 da manhã  
Blogger poetaeusou . . . said...

Este comentário foi removido pelo autor.

4:10 da tarde  
Blogger poetaeusou . . . said...

/
o chocolate
e as minhas
arrobas
/
bj
/

4:10 PM

4:15 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Agora ao ler-te veio-me à memória Fernando Pessoa e a sua Tabacaria...

"...Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.(...)"

Parabéns, é bem merecido este Ward, pela tua forma serena, tranquila e chaeia de sensibilidade, que sinceramente, muito aprecio.

Um abraço carinhoso e tudo de bom ;)

4:18 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... entre um chocolate preto e amargo à mão de semear ou uma personagem que o texto não revela (mas que pode ser saboreada), a milhas de distância, eis a questão.

Definitivamente, optaria por chocolates formato normalizado (para serem muitos e encherem a gaveta) de leite com avelãs.


Mais vale um pássaro na mão...

beijos.

5:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gosto mais de chocolate do que gosto de ti...
Ou, talvez não! Entre o teu chocolate e as palavras, o doce confunde-nos, o aroma diverte-nos e os sentidos invertem-se! Mas não troco nenhum chocolate, pelo toque da tua pele...

Um beijo meu
parabéns pelo Award

5:52 da tarde  
Blogger Flôr said...

Muito bom o que li.

Vai-se lendo, palavra a palavra, sem dificuldade e gostando.

Gosto de chocolates, todos...para meu mal.

Parabéns pelo Award.
É com prazer que te vejo pelo meu canto.

Beijinhos

10:17 da tarde  
Blogger Ana Ramon said...

Olá Dulce. Depois de alguma ausência passei pelo teu cantinho para ler-te e reler-te. Acabei por ir buscar a minha barra de chocolate preto, a tal com 76% de cacau que tenho que esconder e é se quero ter alguma reserva para quando me apetece. Tenho que andar sempre a inventar novos esconderijos pois este ataque aos meus chocolates já se tornou um desporto aqui em casa :)) Tenho uma amiga, tua homónima, que sempre que me oferece um livro, junta sempre um pacotinho de miniaturas de garrafinhas de chocolate preto, recheadas com diversos licores. É para mim um enorme prazer estar mergulhada numa leitura e a saborear estas pequeninas maravilhas...
Um beijinho grande

10:55 da tarde  
Blogger A. Jorge said...

Pelo pouco que li (ainda), acho espectaculares os teus escritos e o teu blog simplesmente fabuloso.
Vai ser mais um para eu visitar todos os dias.
Quanto ao "award", se tu não o mereces, quem o merecerá?

Parabéns!

Um abraço

Jorge

http://vagabundices.wordpress.com/

12:19 da manhã  
Blogger Maria said...

Dulce

Agora chegou a vez do "meme"...
Está lá um n'o cheiro da ilha para ti...
Faz o que entenderes...

Beijinhos

2:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá Dulce adoro chocolate puro.Mas quem mais adoro é a minha filhota.
Já agora gostava de ver o blogue
«Trans-atlântico» pois creio que conheci no jantar.Mas está desactivado (?!)Depois diz qualquer coisa
bjs
Leo

12:30 da tarde  
Blogger Su said...

amei ler.te, eu que amo chocolate e tudo o mais.....

jocas maradas...sempre

8:21 da tarde  
Blogger Pepe Luigi said...

Uma nova forma de escrita, cuja maneira continua a surpreender-nos pela positiva.

Bjs e Bom Fim de Semana que se avizinha.

11:44 da tarde  
Blogger sonhadora said...

Palavras com o orvalho da manhã.
Beijinhos embrulhados em abraços

7:40 da manhã  
Blogger Kalinka said...

Huummmm...acho que também gosto mais de chocolate.
Parabéns pelas distinções que tens recebido e bem as mereces.

O mar sempre de fundo...
o mar que traz paz...
MAR
...MAR
tenho paixão por qualquer FAROL.

CONVIDO-TE PARA LERES POESIA (da boa - Fernando Pessoa) SOBRE O MAR e, algumas fotos que captei em Março, de férias pelo sul de Portugal.

Bom fim de semana.
Beijitos.

9:29 da manhã  
Blogger Cusco said...

Desejo-te um bom fim-de-semana!
Um beijo..

O texto: Belo como sempre!

7:28 da manhã  
Blogger Isamar said...

Passa pelo meu blog.
Beijinhos. Bom dia.

11:02 da manhã  
Blogger Era uma vez um Girassol said...

Dulce, que engraçado...
Chocolate preto, não resisto...
Nem a ele...
Porque hei-de escolher?
Quero os dois, mas não ao mesmo tempo.
Beijinho

9:05 da manhã  
Blogger augustoM said...

Gosto mais de ti do que de chocolate, ou gosto mais de chocolate do que de ti. Não sei por que optar, qual será mais doce?
Sabes? Não sabes, mas eu sei.Está quase pronto!
Um beijo. Augusto

6:23 da tarde  
Blogger Zé-Viajante said...

Com 27 (até agora) apreciadores de chocolate que posso dizer? Que também gosto muito de chocolate.

8:33 da tarde  
Blogger Zé-Viajante said...

LEO:
Trans-Atlântico activo.Assim como Azulejos.com e Outra(s)Janela(s).

8:38 da tarde  
Blogger Besnico di Roma said...

Tanta coisa séria que tinha para dizer, mas apenas direi isto:
- Não comas todo. Deixa um quadradinho para mim…

6:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home