sábado, abril 22, 2006

Mesa-Redonda: Webblogs: o autor/Editor

Ontem realizou-se em Lisboa no Palácio Galveias, uma mesa-redonda cujo tema de fundo incidia sobre os blogues.
A assistência composta de cerca de 25/30 pessoas (estou a calcular por alto pois verdadeiramente não as contei) não teve uma participação activa, tendo em conta que a maioria dos presentes provavelmente era autor de um ou mais blogues, e por isso também com opiniões sobre os temas versados.

Na mesa estavam seis pessoas, todas elas também autoras ou co-autoras de blogues.

Francisco José Viegas (http://origemdasespecies.blogspot.com)
Catarina Campos (http://100nada.weblog.com.pt e http://devagares.weblog.com.pt)
João Villalobos (http://prazeresminusculos.blogspot.com)
Rui Branco (http://adufe.weblog.com.pt)
Ana Cláudia Vicente (http://quatrocaminhos.blogspot.com)
Isabel Goulão - Moderadora (http://misspearls.blogspot.com)

Após as apresentações feitas pela Moderadora, saltou a primeira questão.

Porquê criar um Blog?

- para nos divertirmos
- porque temos algo para dizer
- porque queremos que nos leiam
- porque antes já escrevíamos e o blog passa a ser o depositário das nossas escritas.

Haverá limites para o que publicamos?

- escrevemos tudo o que pensamos?
- somos livres para publicar o que queremos dizer?
- exercemos algum tipo de auto-censura?
- escrevemos para alguém ou a pensar em alguém?

Qual o tempo que medeia entre a escrita e a postagem?

- utilizamos sempre o rascunho?
- escrevemos directamente no computador e editamos de imediato sem corrigir?
- revemos 5 ou 6 vezes para corrigir erros e gralhas?
- escrevemos primeiro em papel?
- aguardamos vários dias antes de publicar a postagem?

E sobre a postagem?

- é diária?
- é variável?
- postamos várias vezes ao dia?

E sobre quem nos lê?

- só nos lê quem nós lemos também?
- existe alguma relação directa entre quem nós "linkamos" e quem nos visita?
- Os que comentam de forma tão extensa que quase se forma um segundo "post"
- Os que entram em diálogo nos comentários, saindo por vezes totalmente do contexto daquilo que se postou.

De tudo o que foi dito retirei o seguinte:

- Temos um blog porque nos diverte,

- porque queremos ser lidos,

- porque aplaca o nosso ego,

- porque melhora a nossa auto-estima.

- o autor anónimo, o que não é figura pública, até pode publicar o que lhe apetece, mas normalmente não o faz, sempre limitado por alguma coisa, sempre sabendo que quem o vai ler pode criticá-lo.

- a figura pública tem uma maior responsabilidade ainda, e penso que se auto-censura permanentemente.

- Há quem publique de imediato após a escrita, mas nesses casos dá-se azo a um texto com mais erros, menos trabalhado, o que é sempre de lamentar.

- a regularidade da postagem é variável, mas quando iniciamos um blog, torna-se quase uma obrigação editar. Porque sabemos que nos lêem e estão à espera. Porque para nós próprios sentimos uma espécie de responsabilidade e até uma premência em escrever.

- Existe uma relação entre os nossos links e quem nos lê. Ao fim e ao cabo é como na vida real: se não telefonamos aos amigos, eles também não nos telefonam (não é o meu caso!!) . Também aqui na blogosfera existe uma relação de contrapartida. Visita-me e eu visitar-te-ei. "Linka-me" e eu "linkar-te-ei".

- A blogosfera trouxe, para nós que aqui circulamos, uma nova forma de inter-agir: a "rede".

- Criou-se um novo tipo de amigos. Aqueles que nós escolhemos. Que nos lêem e a quem nós visitamos.

- Por vezes este círculo de amigos projecta-se para fora deste meio virtual, conseguindo-se assim novos conhecimentos (às vezes desilusões também).

A minha conclusão foi:

Gostei do Encontro. Espero que se façam mais, dado que este mundo da blogosfera já é tão vasto e com tanto peso, que merece que nos debrucemos sobre ele.
Para o próximo, aviso aqui neste cantinho, para que possam também comparecer se fôr essa a vossa vontade.

10 Comments:

Blogger romero said...

Eses encuentros son buenos para las amistades y cambios de ideias.Y concordo con casi todas sus ideas.

Besito

1:17 da tarde  
Blogger escrevi said...

Tive pena de não ir.
Acho que foi muito interessante, pelo que aqui transcreves.

Um beijo.

1:38 da tarde  
Blogger wind said...

Ainda bem que escreveste as conclusões porque há umas em que estou em completo desacordo.
-Aquele de publicar imediatamenteapós a escrita dar mais erros.-quando me dá para escrever (e é raro) Não dou erros e geralmente é no momento, escrevo e posto!

A minha regularidade não é variável. Posto 2 a 3 vezes por dia.

Não tenho relação com os meus links e com quem me lê. Só comento os blogs que gosto mesmo, não faço o "social", recuso-me a isso. Já fiz e perdia horas,até que pensei que já chegava. Há meses que comento só 10 a 11 blogs.

Isso de criar um novo tipo de amigos, os que nos lêem e que nós lemos também é muito subjectivo.
Posso ler uma pesoa, ela ler-me e nunca trocarmos mails.

Portanto acho que aí as conclusões não são assim tão taxativas como eles pensam:)
beijos

1:59 da tarde  
Blogger anatema said...

Creo que construimos un blog por todas esas cosas que dices. Sobre todo porque ya escribíamos en otros soportes. Por pura vocación literaria.

Particularmente, yo escribo y lanzo al instante. Ni corrijo ni releo. Soy así, qué le voy a hacer...Besos.

2:15 da tarde  
Blogger AS said...

Devia ser bem interessante esse colóquio!...
Revejo-me inteiramente nas conclusões...

Um abraço

11:18 da tarde  
Blogger saisminerais said...

Bem, deve de ter sido super interessante. Por acaso não faço parte dos que postam todos os dias, recuso-me sentir obrigação de comentar, faço uma ronda pelos blogs, tomo-os de assalto e comento mais que um post se for do meu agrado.
Uns são, outros menos... Mas claro que me apanho a obrigar-me a visitar! Resisto e depois sigo fazendo à minha medida.
Mas depois falaremos mais sobre este ema.
beijinhos e obrigada pelo trabalho prestado a quem não esteve presente.

12:29 da manhã  
Blogger A. said...

um beijo amigo.a música é linda.que letra maravilhosa.sempre as tuas escolhas,boas escolhas.

3:32 da manhã  
Blogger Paula Raposo said...

Gostaria de ter estado nesse encontro, sim. Um beijo para ti, Dulce.

11:58 da manhã  
Blogger MissPearls said...

Obrigada Dulce.
Vou guardar o seu post para o referir mais tarde.
Ai.. falámos nisto tudo?? Como não tenho experi~encia nenhuma nestas coisas da moderação, já nem me lembrava...
:)
Isabel

12:37 da manhã  
Blogger ana said...

foi a Dulce que no caféda esquina me perguntou se podia levar o jornal?

10:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home