sábado, abril 22, 2006

Mesa-Redonda: Webblogs: o autor/Editor

Ontem realizou-se em Lisboa no Palácio Galveias, uma mesa-redonda cujo tema de fundo incidia sobre os blogues.
A assistência composta de cerca de 25/30 pessoas (estou a calcular por alto pois verdadeiramente não as contei) não teve uma participação activa, tendo em conta que a maioria dos presentes provavelmente era autor de um ou mais blogues, e por isso também com opiniões sobre os temas versados.

Na mesa estavam seis pessoas, todas elas também autoras ou co-autoras de blogues.

Francisco José Viegas (http://origemdasespecies.blogspot.com)
Catarina Campos (http://100nada.weblog.com.pt e http://devagares.weblog.com.pt)
João Villalobos (http://prazeresminusculos.blogspot.com)
Rui Branco (http://adufe.weblog.com.pt)
Ana Cláudia Vicente (http://quatrocaminhos.blogspot.com)
Isabel Goulão - Moderadora (http://misspearls.blogspot.com)

Após as apresentações feitas pela Moderadora, saltou a primeira questão.

Porquê criar um Blog?

- para nos divertirmos
- porque temos algo para dizer
- porque queremos que nos leiam
- porque antes já escrevíamos e o blog passa a ser o depositário das nossas escritas.

Haverá limites para o que publicamos?

- escrevemos tudo o que pensamos?
- somos livres para publicar o que queremos dizer?
- exercemos algum tipo de auto-censura?
- escrevemos para alguém ou a pensar em alguém?

Qual o tempo que medeia entre a escrita e a postagem?

- utilizamos sempre o rascunho?
- escrevemos directamente no computador e editamos de imediato sem corrigir?
- revemos 5 ou 6 vezes para corrigir erros e gralhas?
- escrevemos primeiro em papel?
- aguardamos vários dias antes de publicar a postagem?

E sobre a postagem?

- é diária?
- é variável?
- postamos várias vezes ao dia?

E sobre quem nos lê?

- só nos lê quem nós lemos também?
- existe alguma relação directa entre quem nós "linkamos" e quem nos visita?
- Os que comentam de forma tão extensa que quase se forma um segundo "post"
- Os que entram em diálogo nos comentários, saindo por vezes totalmente do contexto daquilo que se postou.

De tudo o que foi dito retirei o seguinte:

- Temos um blog porque nos diverte,

- porque queremos ser lidos,

- porque aplaca o nosso ego,

- porque melhora a nossa auto-estima.

- o autor anónimo, o que não é figura pública, até pode publicar o que lhe apetece, mas normalmente não o faz, sempre limitado por alguma coisa, sempre sabendo que quem o vai ler pode criticá-lo.

- a figura pública tem uma maior responsabilidade ainda, e penso que se auto-censura permanentemente.

- Há quem publique de imediato após a escrita, mas nesses casos dá-se azo a um texto com mais erros, menos trabalhado, o que é sempre de lamentar.

- a regularidade da postagem é variável, mas quando iniciamos um blog, torna-se quase uma obrigação editar. Porque sabemos que nos lêem e estão à espera. Porque para nós próprios sentimos uma espécie de responsabilidade e até uma premência em escrever.

- Existe uma relação entre os nossos links e quem nos lê. Ao fim e ao cabo é como na vida real: se não telefonamos aos amigos, eles também não nos telefonam (não é o meu caso!!) . Também aqui na blogosfera existe uma relação de contrapartida. Visita-me e eu visitar-te-ei. "Linka-me" e eu "linkar-te-ei".

- A blogosfera trouxe, para nós que aqui circulamos, uma nova forma de inter-agir: a "rede".

- Criou-se um novo tipo de amigos. Aqueles que nós escolhemos. Que nos lêem e a quem nós visitamos.

- Por vezes este círculo de amigos projecta-se para fora deste meio virtual, conseguindo-se assim novos conhecimentos (às vezes desilusões também).

A minha conclusão foi:

Gostei do Encontro. Espero que se façam mais, dado que este mundo da blogosfera já é tão vasto e com tanto peso, que merece que nos debrucemos sobre ele.
Para o próximo, aviso aqui neste cantinho, para que possam também comparecer se fôr essa a vossa vontade.

8 Comments:

Blogger escrevi said...

Tive pena de não ir.
Acho que foi muito interessante, pelo que aqui transcreves.

Um beijo.

1:38 da tarde  
Blogger wind said...

Ainda bem que escreveste as conclusões porque há umas em que estou em completo desacordo.
-Aquele de publicar imediatamenteapós a escrita dar mais erros.-quando me dá para escrever (e é raro) Não dou erros e geralmente é no momento, escrevo e posto!

A minha regularidade não é variável. Posto 2 a 3 vezes por dia.

Não tenho relação com os meus links e com quem me lê. Só comento os blogs que gosto mesmo, não faço o "social", recuso-me a isso. Já fiz e perdia horas,até que pensei que já chegava. Há meses que comento só 10 a 11 blogs.

Isso de criar um novo tipo de amigos, os que nos lêem e que nós lemos também é muito subjectivo.
Posso ler uma pesoa, ela ler-me e nunca trocarmos mails.

Portanto acho que aí as conclusões não são assim tão taxativas como eles pensam:)
beijos

1:59 da tarde  
Blogger Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) said...

Creo que construimos un blog por todas esas cosas que dices. Sobre todo porque ya escribíamos en otros soportes. Por pura vocación literaria.

Particularmente, yo escribo y lanzo al instante. Ni corrijo ni releo. Soy así, qué le voy a hacer...Besos.

2:15 da tarde  
Blogger saisminerais said...

Bem, deve de ter sido super interessante. Por acaso não faço parte dos que postam todos os dias, recuso-me sentir obrigação de comentar, faço uma ronda pelos blogs, tomo-os de assalto e comento mais que um post se for do meu agrado.
Uns são, outros menos... Mas claro que me apanho a obrigar-me a visitar! Resisto e depois sigo fazendo à minha medida.
Mas depois falaremos mais sobre este ema.
beijinhos e obrigada pelo trabalho prestado a quem não esteve presente.

12:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

um beijo amigo.a música é linda.que letra maravilhosa.sempre as tuas escolhas,boas escolhas.

3:32 da manhã  
Blogger Maria Carvalho said...

Gostaria de ter estado nesse encontro, sim. Um beijo para ti, Dulce.

11:58 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Obrigada Dulce.
Vou guardar o seu post para o referir mais tarde.
Ai.. falámos nisto tudo?? Como não tenho experi~encia nenhuma nestas coisas da moderação, já nem me lembrava...
:)
Isabel

12:37 da manhã  
Blogger mulher said...

foi a Dulce que no caféda esquina me perguntou se podia levar o jornal?

10:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home