sexta-feira, maio 05, 2006

Insónia

Longas são as noites de insónia! As horas passam lentas, e nunca mais amanhece.
Meia-noite. Pego no meu livro de cabeceira e espero que a qualquer momento ele me escorregue das mãos como habitualmente. É o sinal para o poisar de mansinho e com gestos lentos, apagar a luz. Mas não desta vez. As páginas sucedem-se a um ritmo regular ao qual não vejo o fim.
Paro a leitura por momentos e fecho os olhos. Sabe-me bem este silêncio. Veste-me como um manto e deixa-me em paz. Mas o sono não me vence. Leio mais um pouco. Quando deito os olhos ao relógio, já marca quase a uma da manhã.
Decido apagar a luz. Tento relaxar e dormir mas apenas dou voltas e mais voltas na cama. Irrito-me. Penso que devia levantar-me e tomar qualquer coisa para dormir. mas realmente não gosto de o fazer. Acendo a luz de novo e vejo as horas mais uma vez. Duas da manhã.
Pego de novo no livro e leio mais umas páginas. Desta vez não está a resultar. Levanto-me e vou até à janela. Não há vivalma nas ruas. Até o movimento de carros é quase nulo. O céu está limpo e as estrelas brilham, pequeninas. Devia ver televisão mas isso acordaria ou outros.
Sento-me na cama e ponho os "phones". Ney Matogrosso entoa com aquela sua voz única, os acordes perfeitos para me embalar. Ouvi todo o CD e continuei acordada.
Três da manhã agora. Corro a cama de uma ponta à outra à procura de um sítio mais fresco.
Tudo me vem à cabeça. O passado e o presente. O futuro. E uma música que aprendi ainda me ecoa na cabeça como um disco que não para de tocar.
Estou tão irritada!!
Desisto pronto! Não tenho sono, o que hei-de fazer? Ficar para ali quietinha à espera que amanheça.
Momentos depois - pareceram-me apenas uns minutos - abro os olhos e já clareia. Quase sete da manhã. Afinal sempre consegui dormir um pouco. Ufa!

4 Comments:

Blogger escrevi said...

Espero que hoje durmas melhor.
Mas foi bom não teres dormido porque a descrição da insónia está divertida.

Um beijo.

9:34 da tarde  
Blogger wind said...

:))) Estava a ler-te e a sorrir ao mesmo tempo. Parecia que estava a ver o mesmo filme que muitas vezes me acontece:) beijos

10:34 da tarde  
Blogger Ana Fundo said...

Eu sei o que é isso amiga, mas por sorte não me tem acontecido muitas vezes...
O pior é quando sabemos que temos que acordar cedo no dia seguinte e não conseguimos dormir, e tudo nos vem á cabeça.
Enfim, mas sempre serviu para nos contares esta tua descrição maravilhosa.
Espero que esta noite seja mais descansada :-)
Beijinhos
Ana

11:20 da manhã  
Blogger Su said...

as insónias..tanta vez....
entendo.te
jocas maradas

12:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home