terça-feira, outubro 04, 2005

...


(Foto minha tirada em 3/10/2005 - dia do eclipse - 10,45 H)


"Calma, alguma vez calma? Alguma vez o doce sentimento de plenitude, de tranquilidade; de nos bastar aquilo que recebemos da vida? Não, porque esse sentimento deve ser apenas pressentido, apenas desejado, nunca perfeitamente conhecido... Pelo menos, não é um sentimento ordinário.
Mas às vezes uma carta, uma conversa, uma companhia, dão-nos sem esperarmos uma delicada sensação de repouso, uma ilusão de contentamento; a impressão de que o mundo podia ser para nós um pouco mais aberto, um pouco mais generoso. Mas é uma sensação enganada! e de modo nenhum aquela tão ambicionada de conquista e de épanouissement!
A vida ama-se. Se se ama! Amamo-la através de tudo e de todos. Amamo-la até quando a renegamos e dela desesperamos...
Eu amarei a vida, talvez ao invés dos outros... Acho-a cheia de incoerências, pobre, madrasta, mas apesar disso vou esperando sempre...
Se eu ainda espero, se ainda tenho esta tenaz e incerta sensação de esperança, de desejo, é porque de todo não renego nem maldigo a vida.
Serei uma insatisfeita. Sim, a insatisfação é em mim uma espécie de espinho permanente. Acho que vivi sempre oprimida, que não tenho o que a maioria dos outros têm, que não sou como eles! E impessoalmente invejo-os... Sem lhes dar número nem nome a eles me comparo, obstinadamente. Serão manias minhas, mas manias de pobre. Manias de quem pressente que há mais e melhor na vida, de quem sente em si presas e inúteis as inumeráveis forças humanas, os mil desejos da alma e do corpo!"

LISBOA, Irene, "Solidão", Círculo de Leitores, Lisboa, 1973, pp. 12 e 13

2 Comments:

Blogger AQUENATÓN said...

O que é a vida, senão um labirinto, um amargo despertar sondando o intangível ?
Essa rede invisível que prende a existência?

Gostei do poema. Obrigado.
Parece até que me é dirigido, tal é a sua justaposição a mim.

Ou será intuição feminina ?

bji

10:57 da tarde  
Blogger José said...

Uma palavra pode criar-nos um sonho, assim como uma desilusão! A vida é uma constante procura, cheia de felicidade e infelicidade, onde temos de caminhar e tentar viver os sonhos e esquecer os pesadelos. São tarefas difíceis, por isso há que ter sempre uma palavra amiga, para dizer. Eu, simplesmente agradeço a todos os que positivamente vulgarizam, essas palavras.
Para a Dulce, o meu agradecimento pelas palavras sempre amigas. Só visitou uma vez a cidade presépio! Coimbra tem o seu encanto, mas Lisboa, continua a ser a mais bela de todas. Bjs.

12:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home