quinta-feira, setembro 29, 2005

Para responder a um desafio...

Há rostos que para sempre perdurarão na minha memória.
O rosto da minha mãe - quando se ria -, a sua expressão final de alheamento, e o seu rosto na morte.
O rosto das minhas filhas, primeiro pequeninas, e agora nas suas variadas facetas; o seu riso de felicidade (vou sempre vê-lo e ouvi-lo), e a sua expressão de tristeza.
Outros rostos vou recordar sempre; o rosto do meu companheiro de jornada (são muitos anos neste caminho que percorremos juntos); o rosto do meu pai; o rosto dos meus amigos.
Há ainda os rostos que por mim passaram ao longo da vida. Pessoas com quem interagi, outras com quem apenas me cruzei e ainda algumas com quem criei alguma espécie de empatia.
Outras coisas recordarei sempre com prazer. A imagem do mar. A sua cor intensa e a sua magia que sempre me preenche e transforma.
A frescura das manhãs de Verão.
As viagens. Sair do meu canto e partir. É toda uma experiência nova de cheiros e cores; de paisagens e gentes.
Outra coisa a recordar são as sensações.
Mais uma vez o cheiro do mar - fresco e salgado. Sentir aquela chuva miudinha sobre o rosto, fresca e persistente.
O vento nos finais de tarde de Verão. Fechar os olhos, abrir os braços e voar, apenas voar no seu embalo.
O aroma do café da manhã.
Abrir pela primeira vez um livro que se acabou de comprar. A antecipação da leitura. O cheiro dos livros novos.
E as emoções. Há emoções que nunca se esquecem.O nascimento das minhas filhas. A morte da minha mãe. Tão diferentes e igualmente tão profundas. A antítese uma da outra. A alegria e a tristeza. Deixaram marcas muito fundas na minha pele.
Tudo isto faz parte de mim. Participa daquilo que sou. Construiu-me como mulher.
Está no entanto, para além de mim, fora dos olhares alheios. Protegido e bem embrulhado no fundo do baú que é o meu coração.

(publicado em 19/09/2005)

1 Comments:

Blogger José said...

Lindo, lindo, lindo.
Não deu para ficar no silêncio, Dulce.
Gosto muito destas narrativas. Muito verdadeiras, muito reais. Quem não passa por elas! Quem não tem paixão pelo mar..., pela vida... pelas coisas...?
... E fica com as suas recordações mais fortes bem arrecadadas, para o sempre, e para além de nós.
Parabéns, espero vir a ler mais textos, seus, Dulce.

"P.S. Também tenho as minhas seguranças, mas só algumas, hehehe, este post escapou"

Parabéns pela reposição do blog, aqui se encontra uma mulher de armas!

7:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home