quinta-feira, setembro 29, 2005

1/08/1984

"Nasceu a minha segunda filha. No dia 26 de Julho, às 13,40 na ... comecei com contracções às 5 da manhã, e entre as 12 e as 13,40 estava tudo terminado. Saí da sala de partos às 14,30. O F.... e a minha mãe esperavam-me à saída. Tudo correu bem. Tudo correu depressa. Depois de um pequeno almoço frugal, um táxi conduzira-nos à ... sem pressas e sem mala. Entrei, convencida de que ainda não era para ficar. Mas era. Já tinha 3 dedos de dilatação. O F... quase que chegava depois da bébé ter nascido (...) Todos previam um rapaz. Só eu, intimamente, sem nada dizer a ninguém, sempre desejei mais uma rapariga.
Os dias na maternidade foram cinco e longos. Tive muitas saudades da minha filha J... e sempre que pensava nela chorava sozinha.
(...) Na penúltima noite, à janela, depois do meu marido sair, sentei-me a fumar um cigarro. Estava quase de chuva. Sentia uma angústia tão grande. Umas saudades de tudo. Agora que já tudo passou e que já estou em casa há um dia, ainda choro só de escrever estas linhas. A sensação de abandono é enorme. O vazio é terrível.
(...) Depois da chegada, adaptei-me bem. Mas a tarde foi longa. O meu marido foi depois do emprego, comemorar com duas colegas e chegou bastante tarde. Mas aguentei-me.
(...) Agora, um dia depois, dia 1 de Agosto, aproveitei esta pausa em que as duas estão a dormir para escrever esta prosa quase chorosa antes que me esqueça de a pôr no papel, porque da memória nunca mais de apaga.
Está na hora da mamada das 16,30. Vou acordar a pequena."

Esta pequena fez ontem 21 anos e é a "caçula" mais espectacular que uma mãe poderia desejar (eu sei que todas as mães dizem o mesmo...) . Amiga, conselheira, responsável, meiga, decidida, e mais não digo, porque já devo estar a babar-me...
Este post faz a ponte entre o seu nascimento e o dia dos seus 21 anos.

(publicado em 27/07/2005)